segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um novo olhar sobre o Japao

A mudanca de Sagamihara para Hadano foi muito significativa, pois tivemos a oportunidade de fazer uma nova leitura do Japao, pois fomos mais para o interior do Pais. Numa regiao mais simples, pudemos conhecer por exemplo cidades muito pequenas e tambem o homem do campo japones. A impressao (boa, diga-se de passagem) e de que realmente o povo japones alem da criatividade, da alta inteligencia e da capacidade de recuperacao, tem um grande respeito pelo proximo, pelos mais velhos e  pelos antepassados. A cada dia aprendemos mais e mais.


26/03/12 - SEGUNDA-FEIRA
Pela manha fomos para Isehara visitar o Hospital Universitario de Tokay, onde fomos recepcionados pelo vice-chairman Motizuke Nozomi, que nos mostrou as instalacoes e todo esquema de saude publica do Japao, que justamente cobra de acordo com a renda do usuario.







Quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos, com teto de 30% (valor maximo). Visitamos o pagamento automizado do Hospital, salas de cirurgia, salas de raio-X, radiografia, ressonancia magnetica e constatamos que sao equipamentos de ultima geracao e divisorias moveis, que interligam as salas. Tambem visitamos todo o esquema do Hospital para geracao de energia, carregamento de baterias e o que mais nos impressionou foi o sistema de seguranca contra terremotos do Hospital, um show de tecnologia e modernidade.



Depois seguimos viagem para a montanha Oyama onde degustamos derivados de tofu (Toufuryori). Apos o almoco subimos a montanha com altitude de 1.235 m, de onde tivemos uma vista privilegiada da cidade de Isehara. La no alto existe um Ginja (santuario) e o templo, que vimos na parada da descida. Foi um passeio impar, e nos divertimos muito atirando o prato do pedido de sorte, e comprovamos que todos somos pessimos de pontaria.  Rsrsrsrs.






Apos estas visitas fomos cada um para sua familia hospedeira, os hostfamilies, para nossos momentos de afinidade com os japoneses.


27/03/12 - TERCA-FEIRA
Comecamos o dia fazendo a tecnica do lider do grupo, Hiroaki Kimura, ao estudio fotografico Zele, membro do Rotary Club Hadano. Fomos muito bem recebidos e fotografados no estudio. Nos surpreendemos com a qualidade da impressao das fotos.




Depois fomos visitar um parque municipal de Hadano e constatamos que o cenario bucolico do Japao, do inverno, comeca a dar lugar as belas flores das sakuras (cerejeiras), com o inicio da primavera.



O almoco foi realizado durante a reuniao do Rotary Club Hadano, que tem 84 membros, e tivemos mais uma vez a satisfacao de desfrutar de momentos impares de companheirismo. Fizemos uma apresentacao de gala e trocamos banneres e presentes. Foi muito especial. O pessoal tem gostado de nossas apresentacoes, porque temos falado tudo em japones e executamos a apresentacao dentro do programado.



Na parte da tarde fomos para a reuniao na prefeitura de Hadano e fomos recebidos com uma comitiva de funcionarios. O coracao bateu forte quando entramos na prefeitura e fomos aplaudidos calorosamente, andar por andar, desde a recepcao. Foram momentos de forte emocao ate chegarmos ao ultimo andar, para a apresentacao do grupo.






Vale ressaltar que o prefeito foi muito atencioso e nos contou todo o historico da cidade. e que uma funcionaria da prefeitura, a paraense de Castanheira, nikkei (japonesa) e tradutora de portugues, dona Janete, foi nossa interprete, o que nos deixou muito a vontade. Ela trabalha na Prefeitura porque a cidade tem muitos brasileiros. Conhecemos ainda a Camara dos Vereadores da cidade, que funciona dentro do predio da Prefeitura. Foi otimo.



Visitamos ainda a fabrica de saque Yaeno Hana, de propriedade de um rotariano muito bem sucedido, que faz parte da quinta geracao da familia. O mais interessante nesta visita foi saber que o arroz descansa ouvindo Mozart.




Fechamos o dia visitando o shopping center Aeon (Hadano) e jantamos no restaurante do Akyama-san, tambem rotariano. Comida exotica, ostra awabe viva... imagina comer uma comida que se mexe desesperadamente, querendo fugir do fogo... aff!!!


28/03/12 - QUARTA-FEIRA
Foi um dia especialissimo para o lider Hiroaki Kimura, que comemorou 25 anos de casado. Pena que ele estava de um lado do mundo e sua esposa Ivete do outro, no Brasil. Mas ele prometeu que vai levar um presente BEEEEM especial para ela. Todos do grupo felicitaram as bodas de prata do casal.





Visitamos pela manha o Museu de Artes do pintor Takeriro Mianaga falecido em 1987. Obras muito valiosas e preservadas, inclusive com obras em Sao Paulo, com a imagem do imperador e da imperatriz do Japao. Isso na cidade de Hadano.


Depois visitamos o banheiro coletivo mantido pela prefeitura local, o ofuro coletivo. Essa pratica japonesa comecou apos a segunda-guerra mundial, quando o Japao passou por uma grande crise economica e de energia. Para evitar o consumo exagerado de energia um japones criou o banheiro coletivo, pois a mesma agua seria utilizada por varias pessoas, visando a economia de energia.



Apos o almoco fomos recebidos pela autoridade maxima da policia de Hadano, sr. Takashi Ishii, que para nossa grande surpresa fala um bom portugues, alem de ser amigo pessoal do irmao do lider Hiroaki Kimura, Nobuyke Kimura. Ele nos explicou o funcionamento da Koban, a policia comunitaria japonesa, que serviu de modelo para a policia de Sao Paulo, que ha 14 anos implementou sistema semelhante naquele estado. Foi muito atencioso e cortes, respondeu a todas as indagacoes  e esclareceu o funcionamento da policia japonesa e as semelhancas e diferencas com a policia brasileira, respeitando todas as particularidades existentes em cada cultura.
Apos a visita, retornamos para nossas hostfamilies.


29/03/12 - QUINTA-FEIRA
A partir deste dia ficamos sob a responsabilidade do Rotary Club de Ninomia. Fomos apresentados ao grupo as 10 horas da manha. A reuniao comecou ao meio-dia e fizemos a grande apresentacao do time de IGE. O clube foi muito receptivo e mesmo com apenas 10 companheiros nos receberam muito bem e nos proporcionaram momentos alegres.





Depois do almoco realizado durante a reuniao do RC Ninomia fomos visitar dois Tyotyos, uma especie de prefeito, mas de cidades de poucos habitantes. Primeiro o Tyotyo de Ninomia (cidade de 29.300 habitantes) e Sakamoto-san e depois o Tyotyo Shi-It, de Nakai, cidade com 10 mil habitantes. Foi interessante ver como as cidades pequenas tem um desenvolvimento e comportamento diferentes dos grandes centros.







O lider percebendo a exaustao dos membros devido ao programa intenso, solicitou um intervelo para a visita a praia de Ninomia, para um rapido relax. Logo em seguida cada membro fez sua programacao com sua familia hospedeira.


30/03/12 - SEXTA-FEIRA
Um dia para tirar o stress. Fomos jogar o parque-golf, jogo que mistura tecnicas de gate-ball com golf, muito divertido, leve e descontraido, num cenario belissimo. Ventava muito e o frio foi intenso, mesmo assim todos curtiram e nosso grupo integrou muito aos companheiros do Rotary Club de Ninomia.



Na parte da tarde visitamos a Universidade de Tokay, centro educacional de alta tecnologia e historico invejavel. O fundador era um humanista e acreditava no ideal da paz mundial. Conhecemos todo o Campus pela professora brasileira Myazake-san. Conhecemos tambem o professor Onuke, que leciona japonologia para imigrantes brasileiros que vivem no Japao. Ele desenvolve diversas atividades para a integracao dos diversos povos que compoem o novo mosaico japones, do qual fazem parte brasileiros, peruanos, chineses, coreanos, filipinos, entre outros.




Tambem estivemos no laboratorio de tecnologia onde conhecemos projetos muito interessantes como o carro movido a energia solar e que venceu uma competicao mundial na Australia, entre alunos universitarios.

Encerramos as atividades em grupo as 17 horas.


31/03/12 - SABADO
Dia frio e chuvoso, que comecou com a visita a uma plantacao de cha do companheiro rotariano Monji-san. Vimos tambem o trabalho de reciclagem de madeira interessantissimo que ele desenvolve em sua fazenda. Ficamos impressionados com a alta tecnologia empregada nos equipamentos que trituram e processam a madeira. Ele produz, com a madeira reciclada, blocos de madeira compensada para diversos fins de decoracao e construcao. Nota 10.



Depois fomos conhecer uma Casa de Reabilitacao de Idosos (asilo), de alto padrao. Com instalacoes 5 estrelas, e voltado a populacao de alta renda. O proprietario tambem e rotariano, Yamamuro-san. Vimos uma apresentacao do trabalho  deles em video e fizemos um tour. O almoco foi no proprio asilo.







Depois tivemos um momento de folga e visitamos o  shopping Seyu.



A noite jantar de despedida do grupo, com a presenca de todas as hostfamilies. O local escolhido foi simplesmente de encher os olhos, de frente para o mar e no alto de umas pedras. Emocao foi a palavra de ordem desta noite que marcou indelevelmente o coracao de todos os participantes deste IGE. Mais uma vez o trio feminino foi as lagrimas, pois de fato nos apegamos sobremaneira aos nossos pais e maes hospitaleiros. Mas fazer o que neh, isso faz parte do programa.

01/04/12 - DOMINGO
Comecamos o dia com a notica de que enfrentariamos um grande terremoto. O coracao de todos disparou, veio na boca... dai fomos descobrir que no Japao o dia primeiro de abril tambem eh dia da mentira. Mas eh pra acabar, nehhhhhhhhhhhhh!!!



Logo pela manha mudamos da casa de nossas hostfamilies para o Yumoto Fujya Hotel. Todo mundo adorou as novas instalacoes, pois trata-se de um hotel 5 estrelas onde o imperador e a imperatriz do Japao ja se hospedaram. Fica em Odawara, cidade turistca famosa pelas aguas termais, que descem do vulcao. No proprio hotel ha o ofuro de aguas termais para os hospedes.

Fomos recebidos pelo governador assistente do grupo 9 e pelo chairman Nakano. Tambem tivemos momentos muito agradaveis com as japonesas Yukiko Iwasake, Assami Watanabe e Ykumi Kate, que estiveram no Brasil no ano passado, atraves do IGE.





A  noite jantamos em restaurante proximo ao Hotel e tivemos a grata surpresa da visita do Kamisuke-san e da sua secretaria no nosso jantar. Asim, finalizamos as atividades da semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário