quarta-feira, 14 de março de 2012

Se nao tivesse terremoto, nao seria Japao neeeeeh!!!

Acredito que esta tenha sido a primeira experiencia de todos os integrantes do nosso time de IGE com terremotos. Em Toquio foi mais serio do que aqui em Chigasaki, mas ja deu medo... magnitude 6.1 graus. Senti o chao tremer e engracado que a dois dias atras o Kimura, nosso lider, me disse que estava sentindo o chao tremendo e eu disse que era imaginacao dele, agora foi de verdade mesmo, impossivel nao se impactar com este fenomeno da natureza que, ha exato um ano, trouxe tanta dor e distruicao a Terra do Sol Nascente. Ainda ontem eu estava no escritorio do Rotary Club vendo um livro especial sobre a catastrofe. Mas enfim, esperamos todos que tenha sido apenas um susto. Na hora do evento eu via pela TV a final entre Japao e Barein pela vaga para os Jogos Olimpicos de Londres no futebol masculino. O Japao ganhou, mas o jogo foi interrompido segundos apos o terremoto para mostrar as pessoas saindo dos predios para a rua em Toquio e algumas garotas em panico no estudio de TV. Bem, depois dessa so me resta postar logo minhas fotos e uns textos e ir dormir neh. Amanha tem mais (atividades, espero que terremoto nao!).

10/03/2012 - Saida do aeroporto de Maringa, as 13h50m ate Sao Paulo.

11/03/2012 - Chegada ao aeroporto de Detroit (EUA) apos quase 12 horas de voo. Todos ficamos impressionados com a modernidade do aeroporto. Depois de 4 horas de espera fomos para o Japao, e 12 horas de voo depois chegamos em Toquio, onde fomos muito bem recebidos no Aeroporto de Narita, e de Toquio seguimos para Fujisawa para o check-in no Fujisawa Grand Hotel Shonan. Ainda fomos recebidos com um jantar espanhol, acreditem se quiserem, mas nao teve sushi nem sashimi na nossa chegada.

12/03/2012 - Fomos recebidos pelo pessoal do escritorio da governadoria do Distrito 2780 e pelo proprio governador. Diferente do Brasil, o Rotary Club aqui no Japao nao possui Casa da Amizade, por isso eles mantem um escritorio para o Governador e outro para cada clube e as reunioes sao realizadas em Hoteis. Apos orientacoes fomos recebidos em festiva especial no Fujisawa ND Building. La tivemos nosso primeiro contato com nossas hostfamilies. Durante a manha fizemos um excelente passeio ate o mar onde fomos roubados por albatrozes malandros que tiraram o sorvete da minha mao (Marcos) e um doce da mao da Naomi, e quase matou a Roberta do  coracao. Subimos muuuuitos degraus e o chairman do nosso IGE se empolgou com um japones que fazia uma apresentacao, dai acabou nao dando tempo p subirmos na torre, que era nosso objetivo. Tudo bem neh, pelo menos o passeio foi otimo, o almoco desta vez super japones e o trem um charme.
Segue o nome de alguns ilustres rotarianos presentes nesta festiva:

Eiji Narita - Chigasaki RC (Hostfamily do Marcos Vaz)
Sadayoshi Kawai - Fujisawa RC
Sadaki Goto - Yamato Naka RC
Akinari Suzuki - Team Member GSE 20112012 Brasil Japao - Fujisawa
Kazuya Takeuchi - Hadano RC
Makio Hashimoto - Odawar RC
Hideyuki Sano - Hadano RC
Keixo Kosano - Yokosuka RC
Kenzo Tanaka - Nihon Seibaku Co. Ltd.
Sumio Akiyama - Hadano RC
Hiroshi Mori - Yokosuka North RC
Shinji Ishii - Yokosuka North RC
Tsuneko Nakazawa - Chigasaki RC
Ikumi Kate Suematsu -  Team Member GSE 20112012 Brasil Japao
Suneko Nakasawa - Chigasaki RC
Kazuo Ogawa  - Chigasaki RC (Presidente)

13/03/2012 - Um dia especial e cheio de emocao, onde a espiritualidade foi o tema. Visitamos o belissimo Samukawa Shrine Garden e o templo sagrado Samukawa Jinjya e, apesar do frio semi-intenso, foi bom e emocionante demais. Vimos uma apresentacao cerimonia que poucos tem a oportunidade de participar, uma honraria que nos enche de felicidade! O almoco foi bom demais, comida japonesa em restaurante muito fino, na companhia da diretoria de varios Rotary Clubs. O jantar foi no mokichi Torattoria e pudemos constatar que os japoneses gostam muito de saque e cerveja. Alias, durante a tarde, visitamos a fabrica de cerveja e saque, anexa ao restaurante e responsavel pela producao que o abastece assim como as outras 4 filiais. O sabor e especial, tanto da cerveja quanto do saque e a comida muito boa. De presente recebemos cada um uma caligrafia japonesa especial do artista caligrafico japones Taizan Ogawa, do Rotary Club de Chigasaki.

14/03/2012 - Hoje visitamos a ULVAC e a AUTECH, duas empresas distintas mas que demonstram a capacidade tecnologica e intelectual do povo japones. A primeira produz maquinas que produzem telas de teto solar, LCD entre outras, para laptops, TVs, celulares e computadores. Por trabalhar com um produto tao delicado e sofisticado a sujeira nao e bem vinda,entao a limpeza em toda a empresa e admiravel. Adoramos o sistema de captacao solar portatil, que permite vc ir a praia, e ligar seu notebook, ou carregar a bateria do seu celular usando energia solar. Pequeno, leve, sofisticado e pratico. Show de bola. Ah, sem falar nas telas de LCD com 0,5mm de espessura e com 8 vezes o tamanho de uma TV de 40", isso mesmo oito vezes!!! Ja a visita a AUTECH nos ensinou muito, principalmente sobre responsabilidade social. A AUTECH produz para a NISSAN carros personalizados feitos especialmente para portadores de necesssidades especiais e tambem para idosos. Os carros japoneses que jah sao totalmente personalizados e sofisticados ganham ainda mais opcionais como elevadores, cadeiras que giram e rampas visando atender usuarios de cadeiras de rodas, por exemplo. Todos adoramos. A noite foi livre e cada um realizou atividades com seus hostfamilies.